Avaliação



A EMEI Miguel Granato Velasquez organiza registros sobre o desenvolvimento e as aprendizagens de cada criança, bem como do grupo de crianças, em cadernos, fichários ou planilhas.
Esse material é, então, sistematizado pelos educadores em forma de Relatório de Avaliação, Relatório do Grupo e Portfólio, os quais são apresentados à coordenadora pedagógica que os revisa, sugere e complementa antes de serem apresentados às famílias.
O relatório de avaliação narra as conquistas de cada criança, os momentos de conflitos vividos por ela, suas descobertas, necessidades, interesses, preferências, como interage durante as atividades, os seus parceiros prediletos e suas narrativas.
Todas as etapas do planejamento e da realização dos projetos com as crianças são detalhadamente registradas, sistematizadas e analisadas, o que resulta na produção também do relatório do grupo, o qual informa às famílias como a turma vivenciou os momentos dos projetos desenvolvidos naquele período.

O portfólio narra às famílias as conquistas e descobertas cognitivas e emocionais da criança, devendo apresentar:
  • O período de adaptação da criança e das famílias;
  • A comunicação e as interações da criança no grupo;
  • A ação autônoma da criança;
  • As descobertas e vivências com seus pares;
  • Os projetos desenvolvidos pelo grupo;
  • Suas frases e pensamentos sobre os temas pesquisados;
  • Repertório fotográfico;
  • Representações de suas aprendizagens;
  • Relatório de Avaliação e Relatório do Grupo.

(Excerto do Projeto Político Pedagógico da EMEI Miguel Granato Velasquez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário