Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da Escola está voltada para o desenvolvimento do olhar plural para aquilo que constroem e recebem, de modo que a diversidade cultural não seja ignorada ou superficialmente abordada no cotidiano pedagógico, o que demanda, além de um olhar cuidadoso, uma formação estética dos educadores.
Entende-se que o processo de expressão e de criação das crianças, além de incluir diferentes materiais, texturas, superfícies, formas, tamanhos, dentre outros, deve possibilitar que a criança conheça, se reconheça e seja reconhecida pela sua imaginação e inventividade. Nesse sentido, exerce-se a criticidade e a sensibilidade na escolha dos diferentes materiais a serem oferecidos e manuseados, de modo que as crianças compreendam e representem o mundo, pelo seu olhar, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação.
A interação da escola com a família é fundamental a fim de estabelecer laços de confiança, promovendo a tranquilidade para a convivência da criança nesse novo espaço.
(...) A Escola Municipal de Educação Infantil Miguel Velasquez destina-se ao atendimento de crianças de até 5 anos de idade, pressupondo que educar e cuidar são ações indissociáveis e pertinentes ao trabalho pedagógico destinado às infâncias.
A escola infantil é o primeiro espaço de educação formal coletiva, fora do contexto familiar que a criança vivencia. Sendo assim, esse espaço propõe-se a provocar os sujeitos a compartilharem experiências e vivências que promovam diferentes aprendizagens sobre si, sobre o outro e sobre o mundo, assumindo a responsabilidade na educação coletiva das crianças, complementando a ação das famílias.
A escola para as infâncias é um espaço de encontro das crianças com seus pares e com adultos no qual são compartilhados diferentes conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico produzido historicamente pela humanidade.
(Excerto do Projeto Político Pedagógico da EMEI Miguel Granato Velasquez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário