Miguel Granato Velasquez

HD_20110530155506mg_velasquez_005.jpg

Natural de Santa Maria, nascido em 18 de julho de 1962, Miguel Velasquez ingressou no Ministério Público em 1990. Antes de atuar em Porto Alegre, passou pelas Comarcas de Iraí, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. Era Especialista em Direito Comunitário e Infância e Juventude.

A última função que ocupou, antes de seu afastamento para tratamento de saúde em 2014, foi a de Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude de 2004 a 2008. Em 2013, foi agraciado com a Ordem do Mérito do Ministério Público, em função dos relevantes serviços prestados à Instituição.

Em 2011, assumiu a função de Secretário de Estado Adjunto da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Em 2012, participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard, em Cambridge, EUA. Teve atuação marcada na área dos Direitos Humanos, da Infância e Juventude, da Violência Doméstica e da Saúde, proferindo inúmeras palestras nessas áreas em escolas e universidades. Ajuizou ação pioneira, em nome do Ministério Público, que determinava a compra de leitos e UTIs pediátricas de unidades privadas, quando não disponibilizados pelo SUS.

Falecido em 29 de agosto de 2014, o Executivo Municipal decidiu por homenagear o Promotor de Justiça Miguel GRanato Velasquez devido a sua acirrada atuação como defensor que buscou enfatizar a importância do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, que transforma a criança em sujeito de direitos e deveres, com a criação de uma escola infantil com seu nome. Miguel, segundo declarações de familiares, dizia que:

"Apenas com efetiva e eficaz atuação dos profissionais competentes, e da sociedade, conseguiremos manter íntegros os direitos basilares dos nossos jovens, como o acesso à escola, à assistência, à saúde e aos cuidados necessários para o bom desenvolvimento."

















Nenhum comentário:

Postar um comentário